Molde com bolhas ou furos, material esfarelando, demora na cura ou cura rápida demais são alguns problemas comuns no processo de modelagem. A boa notícia é que estes erros são fáceis de evitar!

  

É muito importante que você siga as instruções atentamente. Aqui estão alguns exemplos de erros comuns e como evitá-los:

 


 

 Erro na proporção da mistura de partes A e B – Demora na cura do produto, um material final muito macio ou esfarelando são problemas que podem ocorrer se as duas partes dos materiais não forem medidas com precisão. Utilize uma balança para medir precisamente. Cheque a proporção de mistura indicada no rótulo e literatura do produto e faça os cálculos com atenção.

 

 Temperaturas baixas ou desmolde antecipado – Deformidades podem ocorrer nesses casos. Variação de temperatura durante a cura pode causar bolhas e mudanças nas dimensões do produto final.

 

 Agente desmoldante ou selador – Falta de desmoldante/selador, uso do produto errado ou má aplicação podem causar danos ao molde/fundição ou fazer com que grudem e não desmoldem. Se você não tem certeza de que aplicou desmoldante/selador apropriadamente no modelo, faça um teste de cura antes. Alta quantidade de desmoldante pode causar defeitos na superfície do molde ou fundição, como bolhas e pequenos furos ou efeito “casca de laranja”.

 

 Material endurece antes de ser aplicado – Evite desperdiçar tempo depois que o produto é misturado. Cada material tem um certo tempo de trabalho antes de começar a endurecer, fique atento ao relógio!

 

 Produto não é agitado antes do uso – Alguns componentes (Parte A ou B) precisam ser agitados antes do uso. Se o componente não é cuidadosamente agitado antes de ser misturado com a outra parte A/B, o produto pode não curar corretamente ou bolhas podem aparecer.

 

 Material mal misturado – Áreas não curadas e bolhas de gás podem se formar se o material não for corretamente misturado. Sempre utilize materiais achatados, como uma espátula, régua ou o Poly Paddle. Na hora de despejar o material não raspe as laterais ou fundo do balde.

 

 Escolha errada do material –Escolher o material errado para a aplicação pode resultar em aderência do molde ao modelo/peça e causar danos como manchas e alteração de texturas originais do molde/modelo/peça fundida.

 

 Material contaminado –Umidade e outros contaminantes externos podem estragar a cura. Use produtos dentro da validade e sempre utilize materiais limpos para realizar a mistura.

 

 

Logo Moldflex Fique por dentro
Saiba das promoções e
ofertas da MoldFlex!